Encontro de formação para Coroinhas, Clarissas, Acólitos e Cerimoniários

Formação para coordenadores paroquiais

Aconteceu na manhã deste sábado, 16 de março, o primeiro encontro de coordenadores paroquiais de coroinhas, clarissas, acólitos e cerimoniários da nossa Diocese. O encontro aconteceu nas dependências do centro de pastoral São João XXIII e contou com a participação de dezenas de coordenadores paroquiais e também representantes. 

Tivemos a honra de receber a psicóloga Ana Claudia Camargos, que ilustrou o encontro com uma exposição de como devemos lidar e buscar compreender as questões que envolvem a infância e adolescência enquanto coordenadores. 

Foi elucidado questões relativas ao desenvolvimento psicossocial, as estruturas que os mesmos estão inseridos, os desafios de cada etapa na vida das crianças e adolescentes, e a forma de como cada coordenador deve lidar e observar os indivíduo e suas demandas intrínsecas, olhando e buscando sempre compreender a particularidade e a individualidade de cada um.

Houve exposição também de como lidar com comportamentos que requeiram atenção, como a questão de violência doméstica em todas as suas esferas. Todo o conteúdo foi trazido como ferramentas para cada coordenador buscar utilizar de acordo com as demandas e realidades que estão inseridos.

Ao final da reunião, o Reverendíssimo Padre Danilo Juscelino, assessor diocesano dos Servos do Altar( coroinhas, clarissas, acólitos, cerimoniários) trouxe algumas orientações práticas a respeito dos trabalhos neste ano e convidou cada coordenador a estar animado no Serviço do Altar, tendo em vista a seriedade e dignidade deste. 

Que São Tarcísio, Santa Clara e São Domingos Sávio intercedam por todos e cada um de nós. 

Coordenação diocesana de coroinhas, acólitos, clarissas e cerimoniários.