Paixão do Senhor

Homilia da Paixão do Senhor

A morte redentora de Jesus Cristo “faz parte do mistério do projeto de Deus” (CIgC, 599), que é o mistério da nossa redenção. Somos resgatados “pelo sangue precioso de Cristo” (1 Pd 1,19). Deus entregou seu Filho por nós (Rm 8,32), ele “nos livrou do poder das trevas, transferindo-nos para o reino do seu filho amado, no qual temos a redenção, o perdão dos pecados” (Cl 1,13-14). Jesus “morreu pelos nossos pecados” (At 3,18), é o “Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

Como Jesus tira o pecado do mundo? Quando vamos ao médico, queremos que ele encontre o remédio certo para curar a nossa doença. O pecado é a doença de nossa alma, é a não aceitação da proposta da Deus, é agir contra Ele e desviar-se do seu caminho, é recusar a comunhão de vida e de amor com Deus e com os irmãos. O pecado tira a harmonia interior, afasta-nos de Deus, fere o seu plano, gera desequilíbrio nas relações humanas. O pecado nos afasta da graça santificante. Jesus é o médico que nos oferece o remédio da misericórdia, do amor e do perdão que nos cura do pecado. Ele não veio “chamar os justos, mas sim os pecadores” (Mt 9,13). Todos nós pecamos - nos diz são Paulo - e estamos “privados da glória de Deus” (Rm 3,23). Só podemos “ser justificados gratuitamente, pela graça de Deus, em virtude da redenção no Cristo Jesus” (Rm 3,24). “A prova que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5,8).

O caminho para a cura do pecado que o Senhor encontrou foi a cruz. O Jesus dos evangelhos é o da cruz. Anunciar um Jesus sem a cruz é procurar apoios terrestres, compensações e consolo nos homens. Não há religião cristã verdadeira sem o caminho da cruz. Ela é o poder de Deus e o caminho do Espírito. Pela cruz, que é sinônimo de fraqueza, carência de poder e impotência, Jesus nos liberta. A sua cruz é despojamento de toda força humana e confiança absoluta no poder de Deus. Só ele conta. Sua única força era Deus (2Cor 13,4).

Como acolher a graça da redenção que Cristo nos oferece? Primeiramente, nós celebramos com a Igreja a Paixão do Senhor. Celebramos o fato que deu lugar à nossa vida cristã. A Palavra confirma essa verdade, apresentando Jesus como o Servo sofredor (Is 52,13-53,12) que ofereceu a sua vida em expiação dos nossos pecados; como Sumo Sacerdote (Hb 4,14-16;5,7-9) que se compadeceu de nós, autor de nossa salvação eterna, único mediador entre Deus e a humanidade; como o Filho que cumpriu a vontade do Pai, amando-nos até o fim (Jo 18,1-19,42). Rezamos, trazendo toda a humanidade aos pés da cruz, na qual Cristo morre. Adoramos, na cruz, a pessoa de Cristo crucificado, que se entregou por amor. Fazemos com Jesus um só corpo e uma só vida, recebendo-o na hóstia consagrada.

Celebrando esses momentos na liturgia, jamais nos esquecemos do nosso valor, que custou a morte do Senhor. E com ele, fazemos o caminho que nos leva ao Pai, que é a fuga do pecado, orientando a vida segundo os evangelhos, na santidade de filhos e filhas de Deus.

Dom Paulo Roberto Beloto,
Bispo Diocesano.