Vigília Pascal

Depois de acompanhar os passos de Jesus na sua paixão, viver o silêncio do sábado santo, a Igreja nos convida a celebrar a maior e a mais nobre de todas as solenidades do ano litúrgico, que é a Vigília Pascal. Essa cerimônia é um grande hino de louvor às maravilhas que o Senhor realizou e realiza na vida e na história do seu povo, principalmente a ressurreição do seu Filho. O que celebramos nesta noite é obra da misericórdia de Deus Pai, mediante a ação do Espírito Santo, que vivificou o corpo de Jesus. Cantamos, pois o Senhor está vivo: “Ele ressuscitou” (Mc 16,6). A sua ressurreição é a força da Igreja e o fundamento da fé cristã. Nada se faz sem a esperança da ressurreição. Ela conduz à fé e à caridade.

A celebração da Vigília Pascal tem quatro momentos.

A Liturgia da Luz – com a bênção do fogo, a procissão do círio pascal e o canto do Exulte.

A imagem da luz é familiar na Bíblia. É a primeira coisa que Deus criou (Gn 1,3). É símbolo da vida, da salvação e esplendor da glória de Deus (Is 60,1-2). Esta imagem era aplicada à Lei, à Palavra (Sl 119,105) e à cidade de Jerusalém, de onde deveria sair o ensinamento de Deus (Ap 20,10-11.23). No futuro, “a cidade não precisa de sol nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus a ilumina, e a sua lâmpada é o Cordeiro” (Ap 21,23).

Deus é luz e nele não há trevas (1 Jo 1,5). A luz faz parte de sua própria essência. Ele é nossa luz e salvação (Sl 27,1). O futuro que Deus nos oferece é Ele mesmo, presente em nosso meio, iluminando a nossa vida (Ap 22,5). Jesus ressuscitado é a luz do mundo que ilumina a vida dos seres humanos (Jo 1,9; 3,19; 8,12; 12,35-36.46). Ele é luz enquanto comunica a vida, o amor, a verdade e a salvação. Há uma luz que ilumina a nossa vida: nossa fé em Jesus Cristo ressuscitado, nossa Páscoa.

Na liturgia batismal da vigília pascal, o presidente da celebração acende a sua vela no círio. Depois, cada um acende a sua vela na do vizinho. Formamos uma corrente luminosa, tendo Cristo como fundamento. Assim devemos fazer com a esperança e as coisas boas: transmiti-las aos outros. Os cristãos são portadores da luz de Jesus, da sua sabedoria, da sua verdade, da sua justiça (Ef 5,8). Caminhar na fé é caminhar na luz de Cristo ressuscitado.

A Liturgia da Palavra.

A Palavra de Deus é um dos pilares da nossa identidade, espiritualidade e missão; é nossa força e nossa luz, por isso, “as divinas Escrituras sempre foram veneradas como o próprio Corpo do Senhor pela Igreja” (DV, 21). Ela é lugar de encontro com a pessoa de Jesus Cristo (DAp, 247).

Na Vigília Pascal temos várias leituras, intercaladas com salmos, orações, hino de louvor, culminando na proclamação do Evangelho, que descrevem a história da salvação, desde a criação até a nova criação realizada na morte e ressurreição de Jesus Cristo. É a maravilhosa história de amor de Deus, que é fiel a aliança prometida, que culmina em Jesus. Ele é a Palavra do Pai, a luz do mundo. A Bíblia é uma carta de amor que Deus nos escreveu.

A Liturgia batismal - com o canto da ladainha, bênção da água batismal ou para aspersão, renovação das promessas do Batismo e aspersão com a água benta. Recordamos e renovamos o nosso Batismo, na qual fomos mergulhados na vida divina.

O Batismo é “o fundamento de toda a vida cristã”, “a porta que dá acesso aos demais sacramentos”. Nesse sacramento recebemos a remissão dos pecados, “nos tornamos membros de Cristo”; “somos incorporados à Igreja” e feitos participantes da missão do Senhor (CIgC, 1213). Hoje podemos recordar as palavras: “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. É bom cada um deixar-se banhar pela gratuidade de Deus, por seu amor sem explicações, pela alegria do Pai, pelo ânimo e solidariedade do Filho e pela unção do Espírito.

A Liturgia eucarística - momento culminante da celebração: renovamos o mistério da imolação e glorificação de Cristo. Batizados em Cristo e ungidos por seu Espírito, entramos em comunhão total com Ele, fazendo sua a nossa vida, participando do seu ministério.

Estamos reunidos nesta noite para proclamar que Jesus é o Senhor. Para viver a nossa missão de cristãos e a moral pascal, precisamos da sua luz, da força de sua Palavra, da Eucaristia e da unção do Espírito. Ele que deu a vida ao corpo ressuscitado do Senhor Jesus, dá a vida à Igreja e aos seus fiéis. Ele nos faz experimentar a força da ressurreição e ter entusiasmo pela vida.

Dom Paulo Roberto Beloto,
Bispo Diocesano.