50 anos do Caminho Neocatecumenal

Eucaristia celebra 50 anos do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Franca

No último domingo, 7 de abril, Festa da Divina Misericórdia, Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano de Franca, presidiu a Eucaristia em ação de graças pelos 50 anos de presença do Caminho Neocatecumenal na Diocese de Franca.

A Eucaristia aconteceu no Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla, na cidade de Franca, e contou com a presença aproximada de cinco mil pessoas, todas pertencentes às 140 comunidades que fazem o Caminho Neocatecumenal, em 25 paróquias da Diocese.

Dom Angelo Pignoli, Bispo emérito de Quixadá (CE) participou da celebração, assim como 30 presbíteros que fazem parte do Caminho Neocatecumenal e presbíteros diocesanos convidados. Representantes de outros carismas e movimentos da Igreja também se uniram em Ação de Graças e compareceram à Eucaristia.

Dom Paulo, em suas palavras, manifestou gratidão: “Cinquenta anos é como um dia, mas um dia para o Senhor também é muito importante: é o dia que Ele fez para nós. Nós cantamos e louvamos neste tempo da Pascoa: ‘Este foi o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos’. Por isso nós estamos aqui, celebrando esta Eucaristia que é uma Ação de Graças. É o melhor lugar para dar gratidão a Deus por esta história. Eu costumo sempre dizer que nós lembramos os operários das primeiras horas, alguns estão por aqui ainda, mas muitos já foram”.

Ao recordar os “operários das primeiras horas”, o Bispo se refere aos primeiros catequistas itinerantes que chegaram da Espanha, em 1974: a equipe formada por Padre Romano Matrone, Ângelo Stefanini e Maria de Los Angeles, que anunciaram o Caminho Neocatecumenal a Dom Diógenes Silva Matthes, primeiro Bispo da Diocese de Franca. Dom Diógenes acolheu o anúncio e logo começaram as catequeses para a formação das primeiras cinco comunidades.

Dentre “os primeiros”, muitos já faleceram, mas alguns se encontravam na Eucaristia, dando graças e dando testemunho do encontro com Jesus Cristo através do Caminho Neocatecumenal.

“Também como Bispo, eu quero pessoalmente agradecer toda essa gente que faz parte dessa história, todos esses missionários, esses que lançaram as sementes, depois aqueles que foram colhendo e continuaram a semear: padres e catequistas. Eu já agradeci à Equipe Nacional, e a vocês catequistas que continuam essa missão, e pedir que o Espírito Santo ilumine o caminho de vocês”, continuou Dom Paulo em seu agradecimento.

Padre José Folqué, Raúl Viana e Antônia María Cendán são catequistas itinerantes que formam a Equipe Nacional responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil e são também os catequistas das primeiras comunidades de Franca.

Dom Paulo também reconheceu a importância deste Itinerário de Iniciação Cristã, que é o Caminho Neocatecumenal, relembrando que “essa experiência catecumenal já é reconhecida pela Igreja, e eu também como Bispo, reconheço e agradeço tudo aquilo que é realizado na nossa Diocese”. Os estatutos do Caminho Neocatecumenal foram aprovados pela Santa Sé em 2008, no pontificado do Papa Bento XVI.

A Realização do Concílio Vaticano II

No ano de 1974, o Papa São Paulo VI, em uma audiência concedida às primeiras comunidades neocatecumenais da Espanha e Itália, reconheceu o Caminho como um fruto do Concílio Vaticano II: “Há aqui os frutos do Concílio! Vós fazeis depois do Batismo o que a Igreja primitiva fazia antes: o antes ou depois é secundário. O fato é que vós olhais a autenticidade, a plenitude, a coerência, a sinceridade da vida cristã. E isso tem um mérito grandioso, que nos consola enormemente (…) Quanta alegria nos dão com sua presença e atividade!”.

O que disse São Paulo VI é o que testemunha Monsenhor Sebastião Fábio Girolamo, Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Ifigênia, em Franca. Ele entrou em uma comunidade Neocatecumenal em 1977, no início do ministério sacerdotal. Ele recorda: “O anseio que me impulsionava desde os primeiros momentos da minha vida presbiteral era o de realizar o que o Concílio Vaticano II orientava para a renovação da Igreja, ou seja formar pequenas comunidades para que a vida cristã adulta pudesse acontecer plenamente. Para isso a catequese permanente era essencial. Isso encontrei no Caminho que me proporcionou também algo que para mim é precioso que é sentir-me um membro do povo que caminha para Deus em caravana. Por isso tenho muita gratidão ao Senhor por ter me concedido caminhar com um povo, dando-me a chance de buscar a minha conversão diária, a valorização do meu ministério recebido como graça total, e a consciência da minha missão”.

Como presbítero, Monsenhor Sebastião Fábio viu os frutos da iniciação cristã na vida de muitas pessoas: “Sou testemunha dos múltiplos e inumeráveis dons que o Caminho suscitou em nossa Diocese, desde o despertar vocacional de muitos que são presbíteros hoje, a fecundidade da vida matrimonial como dom de Deus, a recuperação e o fortalecimento de muitas famílias, a educação na fé vivida em família”.

Para mais informações

Site oficial internacional:

Site oficial nacional:

www.cn.org.br

Site oficial sobre a Serva de Deus Carmen Hernández:

Assessoria de Comunicação do Caminho Neocatecumenal no Brasil
Crédito para as fotos: Cláudia Castaldi