Visita do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Em peregrinação pela cidade de Franca/SP desde 25/04/2023, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro visitou algumas paróquias da Diocese. Essa visita faz parte das comemorações dos 150 anos da devoção no mundo propagada pela Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). A visita na Diocese teve o apoio e responsabilidade do movimento da Liga Católica no Brasil.

Trata-se de uma imagem peregrina vinda de Roma, trazida para o Brasil pelos Redentoristas diretamente para o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campos dos Goytacazes/RJ. É uma réplica do original que fica na Igreja de Santo Afonso em Roma, na Itália, sendo do século XVI e sua origem é desconhecida. Em 1499 foi encontrado após a morte de seu dono e levado para a Igreja de São Mateus, com as tempestades e guerras locais ele foi esquecido numa capela. Mas, em 1866 os Redentoristas receberam a missão de cuidar e torná-lo conhecido.

Os Missionários Redentoristas estão presentes em 80 países e receberam a determinação de propagar a devoção pelo Papa Pio IX. No Brasil eles estão presentes em alguns Estados e desenvolvem atividades no Santuário Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde realizam semanalmente 16 novenas que reúnem cerca de 35 mil pessoas.

Na Diocese de Franca, as visitas iniciaram-se na Sé Catedral Nossa Senhora da Conceição, em seguida aconteceram nas 8 (oito) paróquias que acolhem o movimento da Liga Católica: São Judas Tadeu, São Benedito, São Vicente de Paulo, São Pedro, Sagrada Família, Santa Luzia, São Crispim e Nossa Senhora da Rosa Mística, e ainda na Capela Nossa Senhora do Rosário.

Os lugares que recebem o Ícone são considerados especiais. Ressalta-se nessas visitas a alegria dos fiéis em recebê-lo e os momentos de devoção onde devotos ou não de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro puderam tocá-lo e direcionar suas orações com mais fervor e emoção.

Depois de ter visitado e percorrido nas Paróquias e Capela citadas, o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também visitou algumas Paróquias que não possuem o movimento da Liga Católica, mas solicitaram a sua presença: Paróquia de Santa Cruz em Ribeirão Corrente/SP, Paróquia Santa Terezinha, Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia Nossa Senhora da Guia em Franca/SP, Convento Franciscano Santa Maria dos Anjos e Carmelo de Santa Teresa e Beata Myriam de Jesus Crucificado.

Após todo o tempo de visitação o Ícone retornou para a Paróquia São Judas Tadeu considerada a Liga Mãe, por ser a mais antiga, onde ocorreu a despedida, com o retorno do Ícone para o Santuário de Campos dos Goytacazes/RJ. No próximo ano condução do Ícone peregrino será feita pela Federação das Ligas Católicas de Ponta Grossa no Paraná/PR.