61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Dom Paulo partilha sobre como foi a Assembleia Geral

Durante os dias 10 a 19 de abril de 2024, foi realizada a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida, SP, com o tema central: Encaminhamentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e situação da Igreja no Brasil. Além do tema central, a Assembleia tratou de temas prioritários, como o Relatório do Presidente, o Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança, Sínodo: Por uma Igreja Sinodal, comunhão, participação e missão e Desafios e luzes para a evangelização das juventudes, além de vários temas diversos. Houve momentos de reuniões e encontros, conversa espiritual, partilha de experiências pastorais e várias comunicações. Durante a Assembleia foram elaboradas algumas mensagens, como destaque uma mensagem dirigida a todos os cristãos católicos do Brasil, com palavras de encorajamento e esperança no caminho da fé.  


A Assembleia Geral é sempre uma experiência muito rica para os bispos de comunhão e colegialidade episcopal. Vivemos intensamente o convite que o Papa Francisco nos faz, de crescer como Igreja Sinodal, de caminhar juntos como Povo de Deus, numa experiência de encontro, oração, diálogo, partilha, discernimento, responsabilidade, de ouvir profundamente as situações nas quais a Igreja vive e realiza a sua missão, de unidade na rica diversidade. Uma marca das assembleias são as celebrações e a espiritualidade, tendo como centro a Eucaristia, celebrada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.


Não foi uma Assembleia com tomada de decisões, e sim de incentivo, esperança, apontamentos, luzes e indicações pastorais para as nossas Igrejas particulares. Como destaque, a nossa participação no caminho de elaboração e aprovação das Diretrizes, em 2025, e os desafios e luzes na evangelização das juventudes.       


Dom Paulo Roberto Beloto,
Bispo Diocesana de Franca