A Coleta da Terra Santa, neste ano foi transferida para o dia 13 de setembro.

A Congregação das Igrejas Orientais divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 2, informando a transferência da data da Coleta para a Terra Santa: A atual situação de pandemia do Covid-19 envolve muitas nações e em muitas delas foram adotadas medidas preventivas que impedem a normal celebração comunitária dos Ritos da Semana Santa.

As comunidades cristãs da Terra Santa, também expostas ao risco de contágio e que vivem em contextos já muito provados, se beneficiam a cada ano da generosa solidariedade dos fiéis de todo o mundo, para que possam continuar com sua presença naquelas terras. Ademais, os recursos ajudam a manter abertas escolas e estruturas assistenciais a todos os cidadãos, para uma educação humana, a convivência pacífica e o cuidado, sobretudo, dos pequenos e mais pobres.

Por esse motivo, o Santo Padre o Papa Francisco, aprovou a proposta de que a Coleta da Terra Santa, para o ano 2020, seja realizada no domingo 13 de setembro, próximo à Festa da Exaltação da Santa Cruz.

Quer no Oriente, como no Ocidente, a celebração que recorda a descoberta da Relíquia da Cruz por Santa Helena e, de fato, o início do culto público em Jerusalém com a construção da Basílica do Santo Sepulcro, será um sinal de esperança e salvação reencontrado após a Paixão à qual muitos povos estão agora unidos, bem como a solidária proximidade com aqueles que continuam a viver o Evangelho de Jesus na Terra, onde "tudo começou". (Fonte: Vatican News)

Na tentativa de ajudar no trabalho de divulgação junto ao clero e demais pessoas do povo de Deus, foi enviado o link de três vídeos:

  1. Primeiro vídeo, mensagem do Custódio da Terra Santa:
  2. Segundo vídeo, mensagem do Comissário, explicando onde é aplicada a Coleta:    
  3. Terceiro vídeo, mensagem do Comissário, sugerindo o modo de depositar a Coleta, na veneração da Santa Cruz:
  4. :

Em tempo de pandemia, houve uma grande exigência por parte de todo o povo de Deus na linha da flexibilização. Em vista disso, pedimos a vossa cortesia em comunicar ao povo de Deus de vossa circunscrição a conta que segue, para que os fiéis possam depositar também individualmente a Coleta:

Bco. Bradesco
Ag. 3403
Conta corrente: 11174-0
Favorecido: Obra Pia da Terra Santa
CNPJ: 62.670.062/0001-68

Solicitamos ainda que nos enviem o comprovante (foto ou outro documento) do depósito, para que possamos dar o devido recibo. Tal recibo, neste ano, será enviado pelo e-mail, uma vez que os correios podem estar em greve ou com demasiadas demoras na entrega da correspondência física. O comprovante pode ser enviado ao e-mail: pimuller@hotmail.comEm nome da Custódia da Terra Santa e em nome do nosso Comissariado, aceite o nosso fraterno abraço, com o “cheiro da Terra Santa”.

Frei Ivo Müller, OFM, Comissário da Terra Santa.