Catequese dominical: Partes da Missa.

Caríssimos, estamos conhecendo um pouco melhor a celebração eucarística, numa catequese que vai percorrer o Tempo Comum da nossa liturgia. Hoje vamos fazer uma introdução às partes da missa. Iremos interromper a nossa formação durante a Quaresma, Semana Santa e Pàscoa. Retornaremos na segunda parte do Tempo Comum, no mês de junho.

Na Eucaristia todos somos convocados por Deus. Ele toma a iniciativa de nos chamar para viver essa comunhão de amor. Nós respondemos com a nossa fé e nossa disposição interior e exterior.

A Missa tem um corpo, com duas partes mais importantes. A Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Celebramos esses dois momentos em torno de duas mesas> mesa da Palavra e mesa da Eucaristia. Deus nos fala, exorta, aconselha, orienta, alimenta e nos fortalece com a sua Palavra e com o Corpo de Cristo.

Entre as duas grandes partes da Missa, temos os ritos iniciais e finais, que ajudam a assembleia a entrar no clima do mistério a ser celebrado, e ser enviados para viver dos frutos da Eucaristia. Durante a Quaresma ou Páscoa, sugerimos que cada um procure ler um texto bíblico ou livro que tratam da Eucaristia.

Fonte: Subsídio Litúrgico 2021 “Eis o mistério da fé”. Diocese de Franca.