Catequese dominical : Tempos Litúrgicos

Além do Ano Litúrgico, a Igreja celebra também os tempos.

Tempo do Advento: desde as primeiras vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, até antes das primeiras vésperas do Natal do Senhor. São quatro semanas, onde a Igreja vive a espera de Jesus Cristo.

Tempo do Natal: desde as primeiras vésperas do Natal até a festa do Batismo do Senhor. Tem como meta o acolhimento da sua presença.

Tempo da Quaresma: desde a 4ª feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor. São 40 dias de preparação para a Paixão e morte redentora de Jesus na cruz.

Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor: desde a 5ª feira à noite com a Missa da Ceia (depois do pôr do sol) até à tarde do domingo de Páscoa da Ressurreição com as Vésperas. Celebramos o Mistério Pascal, Morte e Ressurreição de Jesus.

Tempo Pascal: são 50 dias, entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes. Contemplamos o Jesus ressuscitado, vivo e glorioso, e celebramos o envio do Espírito Santo sobre a Igreja.

Tempo Comum: segunda etapa, desde a segunda-feira depois do domingo de Pentecostes, até antes das Primeiras Vésperas do 1° domingo do Advento.

Durante o ano litúrgico, a Igreja celebra a bem-aventurada Virgem Maria, faz memória dos apóstolos, dos mártires e dos outros santos e santas.

Fonte: Subsídio Litúrgico 2021 “Eis o mistério da fé”- Diocese de Franca.