Catequese - Oração pela unidade dos cristãos

VATICANO

PAPA FRANCISCO AUDIÊNCIA GERAL
Biblioteca do Palácio Apostólico,quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
Multimídia ]

Catequese - Oração pela unidade dos cristãos

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Nesta catequese, focalizarei a oração pela unidade dos cristãos . Com efeito, a semana que vai de 18 a 25 de janeiro é dedicada em particular a isso, para invocar de Deus o dom da unidade para superar o escândalo das divisões entre os crentes em Jesus. Ele, depois da Última Ceia, rezou por a sua própria, "para que todos sejam um" ( Jo 17:21). É sua oração antes da Paixão, poderíamos dizer seu testamento espiritual. Notamos, no entanto, que o Senhor não ordenou união aos discípulos. Ele nem mesmo fez um discurso para motivar sua necessidade. Não, ele rezouo Pai por nós, para que sejamos um. Isso significa que nós, com nossas próprias forças, não somos suficientes para alcançar a unidade. A unidade é antes de tudo um dom, é uma graça que se pede com a oração.

Cada um de nós precisa disso. Na verdade, percebemos que não somos capazes de preservar a unidade nem em nós mesmos. O apóstolo Paulo também sentia um conflito dilacerante dentro de si: querer o bem e inclinar-se para o mal (cf. Rm 7,19). Ele compreendeu assim que a raiz de tantas divisões que nos rodeiam - entre as pessoas, nas famílias, na sociedade, entre os povos e mesmo entre os crentes - está dentro de nós. O Concílio Vaticano II afirma que “os desequilíbrios de que padece o mundo estão ligados àquele desequilíbrio mais profundo que está enraizado no coração humano. É precisamente dentro do homem que muitos elementos lutam entre si. [...] Pela qual sofre uma divisão dentro de si, que também dá origem a tantas e tão graves discórdias na sociedade ”(Gaudium et spes , 10). Portanto, a solução para as divisões não é se opor a alguém, porque a discórdia gera mais discórdia. O verdadeiro remédio começa pedindo a Deus paz, reconciliação, unidade.

Isso é verdade, em primeiro lugar, para os cristãos: a unidade só pode vir como fruto da oração. Esforços diplomáticos e diálogos acadêmicos não são suficientes. Jesus sabia disso e abriu o caminho para nós orando. A nossa oração pela unidade é, portanto, uma participação humilde mas confiante na oração do Senhor , que prometeu que toda oração feita em seu nome será ouvida pelo Pai (cf. Jo 15, 7). Neste ponto podemos nos perguntar: "Eu rezo pela unidade?". É a vontade de Jesus, mas, se revisarmos as intenções pelas quais oramos, provavelmente perceberemos que oramos pouco, talvez nunca, pela unidade dos cristãos. No entanto, a fé no mundo depende disso; o Senhor, de facto, pediu a unidade entre nós «para que o mundo creia» ( Jn17,21). O mundo não vai acreditar porque o convenceremos com bons argumentos, mas se tivermos testemunhado o amor que nos une e nos aproxima de todos.

Neste tempo de sérias dificuldades, a oração é ainda mais necessária para que a unidade prevaleça sobre os conflitos. É urgente deixar de lado os particularismos para promover o bem comum, por isso o nosso bom exemplo é fundamental: é essencial que os cristãos continuem no caminho para a unidade plena e visível. Nas últimas décadas, graças a Deus, muitos passos foram dados, mas é preciso perseverar no amor e na oração, sem desconfiança e sem cansaço. É um caminho que o Espírito Santo suscitou na Igreja, nos cristãos e em todos nós, e do qual nunca iremos voltar. Sempre à frente!

Orar significa lutar pela unidade. Sim, para lutar, porque nosso inimigo, o diabo, como a própria palavra diz, é o divisor. Jesus pede unidade no Espírito Santo, para criar unidade. O diabo sempre divide, porque é conveniente para ele dividir. Ele insinua divisão, em todos os lugares e de todas as maneiras, enquanto o Espírito Santo sempre converge na unidade. O diabo, em geral, não nos tenta na alta teologia, mas nas fraquezas dos irmãos. É astuto: magnifica os erros e defeitos dos outros, semeia a discórdia, provoca críticas e cria facções. O caminho de Deus é outro: ele nos leva como somos, nos ama tanto, mas nos ama como somos e nos leva como somos; nos leva diferentes, nos leva pecadores e sempre nos empurra para a unidade. Podemos verificar a nós mesmos e nos perguntar se, nos lugares onde vivemos, alimentamos o conflito ou lutamos para fazer crescer a unidade com as ferramentas que Deus nos deu: oração e amor. Em vez disso, alimentar o conflito é feito com tagarelice, sempre falando sobre os outros. A tagarelice é a arma mais útil que o diabo tem para dividir a comunidade cristã, para dividir a família, para dividir amigos, para dividir sempre. O Espírito Santo sempre inspira unidade em nós.

O tema desta Semana de Oração diz respeito precisamente ao amor: «Permanecei no meu amor: darás muito fruto» (cf. Jo 15,5-9) . A raiz da comunhão é o amor de Cristo, que nos faz superar preconceitos para ver no outro um irmão e uma irmã para amar sempre. Depois descobrimos que os cristãos de outras confissões, com as suas tradições, com a sua história, são dons de Deus, são dons presentes nos territórios das nossas comunidades diocesanas e paroquiais. Começamos a orar por eles e, quando possível, com eles. Portanto, aprenderemos a amá-los e apreciá-los. A oração, recorda o Concílio, é a alma de todo o movimento ecumênico (cf. Unitatis redintegratio , 8). Portanto, a oração seja o ponto de partida para ajudar Jesus a realizar o seu sonho: que todos sejam um.

Fonte: http://www.vatican.va