Catequese sobre a oração - 14. Oração perseverante

VATICANO

PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Biblioteca do Palácio Apostólico, quarta-feira, 11 de novembro de 2020 

Catequese sobre a oração - 14. Oração perseverante

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Continuamos a catequese sobre a oração. Alguém me disse: “Você fala demais sobre oração. Não é necessário". Sim, é necessário. Porque se não orarmos, não teremos forças para seguir em frente na vida. A oração é como o oxigênio da vida. A oração é para atrair sobre nós a presença do Espírito Santo que sempre nos leva adiante. Para isso, falo muito sobre oração.

Jesus deu um exemplo de oração contínua, praticada com perseverança. O diálogo constante com o Pai, no silêncio e na meditação, é o fulcro de toda a sua missão. Os Evangelhos também nos dão suas exortações aos discípulos, para que orem com insistência, sem se cansar. O Catecismo recorda as três parábolas contidas no Evangelho de Lucas que sublinham esta característica da oração de Jesus (cf. Catecismo , 2613 ).

A oração deve antes de tudo ser tenaz : como o personagem da parábola que, tendo que acolher um convidado que chega repentinamente, vai bater a um amigo no meio da noite e pede pão. O amigo responde "não!", Porque já está deitado, mas insiste e insiste até que o obriga a levantar-se e a dar-lhe pão (cf. Lc 11,5-8). Um pedido tenaz. Mas Deus é mais paciente do que nós, e aqueles que batem com fé e perseverança à porta de seu coração não ficam desapontados. Deus sempre responde. Sempre. Nosso Pai sabe bem do que precisamos; a insistência não serve para informá-lo ou convencê-lo, mas serve para alimentar o desejo e a expectativa em nós.

A segunda parábola é a da viúva que se dirige ao juiz para ajudá-lo a obter justiça. Este juiz é corrupto, é um homem inescrupuloso, mas no final, exasperado com a insistência da viúva, decide agradá-la (cf. Lc 18,1-8). E pensa: “Mas, é melhor que eu resolva o problema e tire ela, e não que ela reclame constantemente na minha frente”. Esta parábola nos faz entender que a fé não é a pressa de um momento, mas uma disposição corajosa de invocar a Deus, mesmo para "discutir" com ele, sem se resignar ao mal e à injustiça.

A terceira parábola apresenta um fariseu e um cobrador de impostos que vão ao templo orar. O primeiro se volta para Deus, gabando-se de seus méritos; o outro se sente indigno até de entrar no santuário. Deus, porém, não escuta a oração dos primeiros, isto é, dos soberbos, enquanto responde à dos humildes (cf. Lc 18,9-14). Não há oração verdadeira sem espírito de humildade. É precisamente a humildade que nos leva a pedir em oração.

O ensino do Evangelho é claro: devemos orar sempre, mesmo quando tudo parece vão, quando Deus aparece surdo e mudo e parecemos perder tempo. Mesmo se o céu escurecer, o cristão não para de orar. Sua oração anda de mãos dadas com a fé. E a fé, em tantos dias de nossa vida, pode parecer uma ilusão, um esforço estéril. Existem momentos sombrios em nossa vida e nesses momentos a fé parece uma ilusão. Mas praticar a oração também significa aceitar esse esforço. “Pai, vou rezar e não sinto nada ... sinto-me assim, com o coração seco, com o coração seco”. Mas temos que seguir em frente, com esse cansaço dos momentos ruins, dos momentos em que não sentimos nada.

Nessas noites de fé, quem ora nunca está sozinho. Na verdade, Jesus não é apenas testemunha e mestre de oração, ele é mais. Ele nos acolhe na sua oração , para que possamos orar nele e por ele. E esta é a obra do Espírito Santo. É por isso que o Evangelho nos convida a rezar ao Pai em nome de Jesus. São João relata estas palavras do Senhor: "Tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho" (14,13) . E o Catecismo explica que «a certeza de sermos ouvidos nas nossas súplicas funda-se na oração de Jesus» (n. 2614). Dá as asas que a oração do homem sempre quis possuir.

Como não recordar aqui as palavras do Salmo 91, cheias de confiança, brotando de um coração que tudo espera de Deus: «Ele te cobrirá com as suas penas, sob as suas asas encontrarás refúgio; sua fidelidade será seu escudo e armadura. Você não temerá o terror da noite ou a flecha que voa de dia, a praga que vagueia nas trevas, o extermínio que assola ao meio-dia ”(vv. 4-6). É em Cristo que esta oração estupenda se cumpre, é nele que ela encontra toda a sua verdade. Sem Jesus, nossas orações corriam o risco de ser reduzidas a esforços humanos, na maioria das vezes fadadas ao fracasso. Mas ele tomou sobre si cada grito, cada gemido, cada júbilo, cada súplica ... cada oração humana. E não nos esqueçamos do Espírito Santo que ora em nós; é Ele quem nos conduz a orar, nos conduz a Jesus.

Cristo é tudo para nós, mesmo em nossa vida de oração. Santo Agostinho disse isso com uma expressão iluminadora, que também encontramos no Catecismo: Jesus «reza por nós como nosso sacerdote; ore em nós como nosso líder; ele é rezado por nós como nosso Deus. Reconheçamos, portanto, nele a nossa voz e a sua voz em nós ”( n. 2616 ). E é por isso que o cristão que reza nada teme, ele se confia ao Espírito Santo, que nos foi dado como um dom e que reza em nós, suscitando a oração. Que seja o próprio Espírito Santo, Mestre de oração, que nos ensina o caminho da oração.