Catequese sobre a oração - 19. Oração intercessória

VATICANO
PAPA FRANCISCO -AUDIÊNCIA GERAL
Biblioteca do Palácio Apostólico, quarta-feira, 16 de dezembro de 2020 

Catequese sobre a oração - 19. Oração intercessória

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Aqueles que oram nunca deixam o mundo para trás. Se a oração não coleta alegrias e tristezas, esperanças e ansiedades da humanidade, ela se torna uma atividade "decorativa", uma atitude superficial, teatral, uma atitude íntima. Todos temos necessidade de interioridade: retirar-nos para um espaço e um tempo dedicado à nossa relação com Deus, mas isso não significa fugir da realidade. Na oração, Deus “nos leva, nos abençoa, depois nos quebra e nos dá”, para a fome de todos. Todo cristão é chamado a se tornar, nas mãos de Deus, pão partido e compartilhado. Ou seja, uma oração concreta, que não é uma fuga.

Por isso, homens e mulheres de oração que procuram a solidão e o silêncio, não para se aborrecerem, mas sim para ouvirem a voz de Deus, às vezes se retiram do mundo, na privacidade do seu próprio quarto, como recomendado por Jesus (cf. Mt Mt Mt.6,6), mas, onde quer que estejam, mantêm sempre aberta a porta do coração: porta aberta para quem ora sem saber que está orando; para aqueles que não oram absolutamente, mas carregam dentro de si um grito abafado, uma invocação oculta; para quem se enganou e se perdeu ... Qualquer um pode bater à porta de quem ora e encontrar nele um coração compassivo, que reza sem excluir ninguém. A oração é o nosso coração e a nossa voz, e torna-se o coração e a voz de muitas pessoas que não sabem orar ou não oram, ou não querem orar ou não podem orar: nós somos o coração e a voz destas pessoas que se levantam a Jesus, ele se eleva ao Pai, como intercessores. Na solidão quem reza - tanto a solidão de um longo tempo como a solidão de meia hora para rezar - se separa de tudo e de todos para encontrar tudo e todos em Deus. Assim, quem ora pelo mundo inteiro, carrega sobre seus ombros dores e pecados. Ore por todos e cada um: é como se fosse uma “antena” de Deus neste mundo. Em cada pobre que bate à porta, em cada pessoa que perdeu o sentido das coisas, quem reza vê o rosto de Cristo.

Catecismo escreve: "para interceder, para pedir em favor de outro [...] é prerrogativa de um coração em harmonia com a misericórdia de Deus" ( n 2.635. ). Isso é lindo. Quando oramos, estamos em sintonia com a misericórdia de Deus: misericórdia para com os nossos pecados - que é misericordioso para nós - mas também misericórdia para com todos aqueles que pediram orar por eles, por quem queremos orar em harmonia com o coração de Deus Esta é a verdadeira oração. Em sintonia com a misericórdia de Deus, aquele coração misericordioso. «No tempo da Igreja, a intercessão cristã participa na de Cristo: é uma expressão da comunhão dos santos» ( ibid .). ) O que significa que você participa da intercessão de Cristo quando eu intercedo por alguém ou oro por alguém? Porque Cristo é intercessor perante o Pai, ele ora por nós e ora mostrando ao Pai as feridas das suas mãos; porque Jesus fisicamente, com seu corpo, está diante do pai. Jesus é nosso intercessor, e orar é fazer um pouco como Jesus: interceder em Jesus ao Pai, pelos outros. E isso é muito bom.

O homem está no coração em oração. Simplesmente homem. Quem não ama seu irmão não ora com seriedade. Pode-se dizer: com ódio não se pode orar; com um espírito de indiferença, não se pode orar. Só a oração é feita com espírito de amor. Quem não ama finge rezar, ou pensa que está rezando, mas não reza, porque falta o próprio espírito que é o amor. Na Igreja, quem conhece a tristeza ou a alegria do outro vai mais fundo do que quem investiga os "sistemas máximos". Por isso existe uma experiência do humano em cada oração, porque as pessoas, por mais que se enganem, nunca devem ser rejeitadas ou descartadas.

Quando um crente, movido pelo Espírito Santo, ora pelos pecadores, não faz seleções, não emite julgamentos de condenação: ora por todos. E ele também ora por si mesmo. Naquele momento ele sabe que não é nem muito diferente das pessoas por quem ora: ele se sente um pecador, entre os pecadores, e ora por todos. A lição da parábola do fariseu e do publicano é sempre viva e atual ( cf.Lk 18 : 9-14): nós não somos melhores do que ninguém, somos todos irmãos em uma comunidade de fragilidade, o sofrimento e serem pecadores. Portanto, uma oração que podemos dirigir a Deus é esta: “Senhor, ninguém que vive antes de Ti é justo (cf. Sl Sl.143,2) - isso é dito em um salmo: "Senhor, ninguém que vive antes de Ti é justo", nenhum de nós: somos todos pecadores -, somos todos devedores que têm um negócio inacabado; não há nada que seja perfeito aos seus olhos. Senhor, tenha misericórdia de nós! ". E com este espírito a oração é frutífera, porque humildemente vamos diante de Deus para orar por todos. Em vez disso, o fariseu orou soberbamente: “Obrigado, Senhor, porque não sou como aqueles pecadores; tô certo, sempre faço ... ". Isso não é oração: é olhar no espelho, na própria realidade, olhar no espelho feito de orgulho.

O mundo continua graças a esta cadeia de orações que intercedem e que são na sua maioria desconhecidas ... mas não a Deus! Muitos são os cristãos desconhecidos que, em tempos de perseguição, souberam repetir as palavras de nosso Senhor: «Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem» ( Lc 23,34).

O bom pastor permanece fiel mesmo perante a constatação do pecado do seu povo: o bom pastor continua a ser pai mesmo quando os seus filhos vão embora e o abandonam. Ele persevera no serviço do pastor até para com aqueles que o levam para sujar as mãos; ele não fecha o coração aos que talvez o tenham feito sofrer.

A Igreja, em todos os seus membros, tem a missão de praticar a oração de intercessão, interceder pelos outros. Em particular, quem é colocado em um papel de responsabilidade tem o dever: pais, educadores, ministros ordenados, superiores de comunidade ... Como Abraão e Moisés, eles às vezes têm que "defender" diante de Deus o povo que lhes foi confiado. Na realidade, trata-se de olhar para eles com os olhos e o coração de Deus, com a sua invencível compaixão e ternura. Ore com ternura pelos outros.

Irmãos e irmãs, somos todos folhas da mesma árvore: cada desapego nos lembra a grande piedade que devemos nutrir, na oração, uns pelos outros. Rezemos uns pelos outros: isso nos fará bem e fará bem a todos. Obrigado!

Fonte: vatican.va