Catequese sobre a oração - 25. Oração e a Trindade . 1

VATICANO

PAPA FRANCISCO - AUDIÊNCIA GERAL
Biblioteca do Palácio Apostólico, quarta-feira, 3 de março de 2021
Multimídia ]

Catequese sobre a oração - 25. Oração e a Trindade . 1

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Em nosso caminho de catequese sobre a oração, hoje e na próxima semana queremos ver como, graças a Jesus Cristo, a oração nos abre amplamente à Trindade - ao Pai, ao Filho e ao Espírito -, ao imenso mar da Deus que é amor. Foi Jesus quem nos abriu o Céu e nos projetou em um relacionamento com Deus.Foi Ele quem fez isso: Ele abriu esse relacionamento com o Deus Triúno para nós: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É o que afirma o apóstolo João, na conclusão do prólogo do seu Evangelho: «Deus, nunca ninguém o viu: o Filho unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, é ele quem tem revelou-o "(1, 18). Jesus nos revelou a identidade, essa identidade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Realmente não sabíamos como orar: quais palavras, quais sentimentos e quais idiomas eram apropriados para Deus.Lc 11 : 1).

Nem todas as orações são iguais e nem todas são convenientes: a própria Bíblia atesta o mau resultado de muitas orações, que são rejeitadas. Talvez Deus às vezes não fique feliz com nossas orações e nem mesmo percebamos. Deus olha para as mãos dos que oram: para torná-los puros, eles não devem ser lavados; pelo contrário, deve-se evitar as más ações. São Francisco rezou: "Nullu homo ène dignu te mentvare", isto é, "nenhum homem é digno de te nomear" ( Cântico do Irmão Sol ).

Mas talvez o reconhecimento mais comovente da pobreza da nossa oração floresceu nos lábios daquele centurião romano que um dia implorou a Jesus que curasse o seu servo enfermo (cf. Mt 8, 5-13). Ele se sentia totalmente inadequado: não era judeu, era um oficial do odiado exército de ocupação. Mas a preocupação com o servo o atreve, e ele diz: "Senhor, não sou digno de entrares sob o meu teto, mas dize uma palavra e o meu servo ficará curado" (v. 8). É a frase que também nós repetimos em cada liturgia eucarística. O diálogo com Deus é uma graça: não o merecemos, não temos direito a acampar, «mancamos» com cada palavra e cada pensamento ... Mas Jesus é a porta que nos abre para este diálogo com Deus.

Por que o homem deveria ser amado por Deus? Não há razões óbvias, não há proporção ... Tanto que na maioria das mitologias o caso de um deus que se preocupa com os assuntos humanos não é contemplado; na verdade, eles são irritantes e enfadonhos, completamente insignificantes. Lembremo-nos da frase de Deus ao Seu povo, repetida em Deuteronômio: “Pense, que povo tem seus deuses perto de si, assim como você Me tem perto de você?”. Essa proximidade de Deus é revelação! Alguns filósofos dizem que Deus só pode pensar em si mesmo. Na verdade, somos nós, humanos, que tentamos impressionar a divindade e agradar seus olhos. Daí o dever da "religião", com a procissão de sacrifícios e devoções a serem oferecidas continuamente para se insinuar com um Deus mudo, um Deus indiferente. Não há diálogo. Só foi Jesus, foi apenas a revelação de Deus antes de Jesus a Moisés, quando Deus se apresentou; só foi a Bíblia que nos abriu o caminho do diálogo com Deus. Lembremo-nos: "Quais são as pessoas que têm seus deuses perto de si como tu Me perto de ti?". Essa proximidade de Deus que nos abre ao diálogo com ele.

Deus que ama o homem, nunca teríamos tido a coragem de crer nele se não tivéssemos conhecido Jesus, o conhecimento de Jesus nos fez entender isso, nos revelou isso. É o escândalo que encontramos gravado na parábola do pai misericordioso, ou na do pastor que vai em busca da ovelha perdida (cf. Lc 15). Não poderíamos ter concebido tais histórias, nem mesmo entendido, se não tivéssemos conhecido Jesus.Que Deus está disposto a morrer pelos homens? Que Deus ama sempre e com paciência, sem fingir ser amado em troca? Que Deus aceita a tremenda falta de gratidão de um filho que lhe pede antecipadamente a sua herança e sai de casa esbanjando tudo? ( cf. Lc 15 : 12-13).

É Jesus quem revela o coração de Deus, por isso Jesus nos diz com sua vida até que ponto Deus é Pai. Tam Pater nemo : Ninguém é Pai como Ele. Paternidade que é proximidade, compaixão e ternura. Não esqueçamos estas três palavras que são o estilo de Deus: proximidade, compaixão e ternura. É a forma de expressar sua paternidade conosco. Mal podemos imaginar o amor do qual a Santíssima Trindade está grávida, e que abismo de mútua benevolência existe entre Pai, Filho e Espírito Santo. Os ícones orientais deixam-nos adivinhar um pouco deste mistério que está na origem e na alegria de todo o universo.

Acima de tudo estava longe de nós acreditar que este amor divino se expandisse, aterrissando na nossa margem humana: somos o fim de um amor que não tem igual na terra. O Catecismo explica: «A santa humanidade de Jesus é o caminho pelo qual o Espírito Santo nos ensina a orar a Deus nosso Pai» ( n. 2664 ). E esta é a graça da nossa fé. Realmente não poderíamos esperar uma vocação superior: a humanidade de Jesus - Deus se fez próximo em Jesus - colocou à nossa disposição a própria vida da Trindade, abriu, abriu de par em par esta porta do mistério do amor do Pai , do Filho e do Espírito Santo.