Celebrar e Rezar em tempo de epidemia

Preparado pelo «Ofício Litúrgico Nacional» - Conferência Episcopal Italiana, este subsídio foi traduzido e adaptado para português pelo Secretariado Nacional de Liturgia (Portugal).

A introdução ao subsídio esclarece: “A inédita impossibilidade de celebrar em assembleia a Eucaristia – fonte e cume da vida cristã (cf. SC 10) –, não coincide contudo com a impossibilidade de entrar em comunhão com o Senhor e o seu mistério de salvação. Efetivamente, Ele prepara para o seu povo a mesa do Pão da Vida mas também a da Palavra, porque Cristo «está presente na sua palavra, sendo Ele que fala quando na Igreja se lê a sagrada Escritura» (SC 7). Além disso, Ele, assumindo a natureza humana, uniu a si toda a humanidade e a associou a si ao elevar ao Pai aquele hino de louvor perene cantado nas moradas celestiais. A oração, em particular a da Liturgia das Horas, é efetivamente autêntico exercício do sacerdócio de Cristo, no louvor e na intercessão pelo mundo inteiro (cf. SC 83)".

O subsídio apresenta a "mais antiga oração mariana" mas também a “Oração de consagração à Bem-aventurada Virgem Maria do Divino Amor", do Papa Francisco”. Contem ainda salmos e invocações, textos para acompanhar a adoração eucarística pessoal.   assim como oração para acompanhar a adoração eucarística pessoal”: diversos salmos, invocações, e orações para diferentes momentos do dia: “Oração no tempo da fragilidade”, “Oração em situações de emergência”, “Orações para a mesa”.

A partir de “invocações para as Laudes da manhã» e também «Intercessões para as Vésperas», são apresentas alternativas para manter a oração em casa em tempo de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19.

Clique para conhecer e baixar o subsídio CELEBRARREZARPANDEMIA