Comissão Nacional da Pastoral Familiar realizará o 10º Simpósio Nacional das Famílias

Marcado para o dia 23 de maio, o 10º Simpósio Nacional das Famílias será realizado de forma online. O evento que tradicionalmente é realizado presencialmente em Aparecida (SP), foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus. Organizado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), será transmitida ao vivo pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube.
10º Simpósio Nacional das Famílias tem como tema “Família e Educação” e o lema “…Crescia em Sabedoria, estatura e Graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 52). Será ocasião para aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação e que “conhecer exige educar”.
“Há muito a Igreja do Brasil tem favorecido o trabalho com as famílias, especialmente por meio da Pastoral Familiar. Ela cresce e se aprimora através das diversas formações nacionais, regionais, diocesanas e paroquiais”, recorda a CNPF em carta assinada pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, pelo assessor, padre Crispim Guimarães, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf. No texto, apontam o simpósio como um dos “momentos formativos mais significativos, além de espaço de convivência e conhecimento mútuo” entre os agentes das Pastoral.
As transmissões do Simpósio serão divididas em dois momentos: das 8h às 12h e depois das 14h às 18h.

Confira a PROGRAMAÇÃO

CARTAZSIMPOSIO2020-724X1024

Tema central: Família e Educação
Palestrante: Pe. Rafael Solano (Arquidiocese de Londrina, PR)
Subtema: “Família, aldeia educativa”, com Fabiano Mendonça (professor da UFRN)

Mesa redonda:
Mediador: Dom Ricardo Hoerpes
Temas e convidados:
- Família e valores morais: Maria Inês Miller;
- Valores lúdicos da educação: Pedro Fagundes;
- Família, educação para a afetividade e sexualidade: Fabiana Azambuja;
- Família e violência: Nelson Arns;
- Família e escola: Pe. Márcio Tadeu.

A programação incluirá também músicas, testemunhos e outros.