Pentecostes

A festa de Pentecostes conclui o tempo da Páscoa. Para os israelitas, Pentecostes era uma festa ligada às colheitas. Mais tarde tornou-se religiosa, para recordar o dia em que Moisés recebeu a Lei das mãos do Senhor, no monte Sinai. Para os cristãos, Pentecostes celebra a experiência narrada por Lucas nos Atos dos Apóstolos (At 2,1-11), onde os discípulos receberam o Espírito Santo.

O Evangelho de João apresenta a manifestação de Jesus aos apóstolos (Jo 20,19-23). Somos convidados a acolher: a presença de Jesus ressuscitado, a paz, a alegria, o perdão, a Igreja, a cura do medo, a missão e o testemunho, e o dom do Espírito.

Buscamos nas Sagradas Escrituras e na Tradição a Teologia do Espírito.

Na Bíblia o nome do Espírito é Ruah e Pneuma, que significam vento e respiração, imagens que exprimem força, poder e liberdade, mas também suavidade, bondade e quietude. Assim é o Espírito, força e delicadeza.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus, procede do Pai e do Filho, é consubstancial a ambos e nos faz conhecê-los.

O Espírito de Deus é santo, pois a natureza de Deus é a santidade.

Ele é criador, o princípio da criação das coisas. Transforma o caos em harmonia, “cria e renova a face da terra”, faz-nos novas criaturas.

É o Paráclito, o intercessor, o advogado, aquele que age em nosso favor, ensina, auxilia, guia, protege e nos sustenta.

O Espírito é fonte de água viva, o fogo que purifica, perdoa e destrói em nós o pecado e nos faz arder de temor e zelo por Deus.

É o amor de Deus derramado em nossos corações, dom e princípio de doação, a unção divina, o doador dos dons.

Em nossas orações pedimos que o Espírito nos liberte do inimigo, pois Ele é o nosso guia, que nos ajuda a discernir e nos conduz para o bem. Ilumina a nossa mente, enche o nosso coração de amor, fortalece e protege o nosso corpo. São três dimensões fundamentais da vida humana, atingidas pelo Espírito Santo de Deus: inteligência, vontade e sentimentos.

O Espírito concede dons e carismas para a nossa santificação e edificação pessoal e para o serviço na Igreja.

O Espírito age em nós, mas com a nossa participação. Daí algumas atitudes da nossa parte: desejo, docilidade, humildade, obediência, oração.

A ação do Espírito em nós nos leva a viver os frutos (Gl 5,22-23): amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio de si.

Dom Paulo Roberto Beloto,Bispo diocesano.