Série de vídeos sobre a Exortação Amoris Laetitia

No último dia 19 de março, o Papa Francisco inaugurou o “Ano da Família Amoris Laetitia”, em comemoração aos 5 anos da publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia – Sobre a beleza e a alegria do amor familiar. Esse Ano será vivido até o dia 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre. Na ocasião, o Papa Francisco fez o convite para que este seja um Ano de releitura do Documento e de reflexão sobre o tema.  

No ano de 2016, quando a Exortação Amoris Laetitia foi publicada, o Regional Sul 2 da CNBB produziu uma série de 35 vídeos breves sobre o documento. O material foi organizado em duas partes. A primeira delas, com 18 vídeos, abordando a visão pastoral da Exortação e segunda, com 17 vídeos, abordando a visão jurídica. A apresentação dos vídeos foi feita pelo então Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo de Osasco (SP), que abordou a parte pastoral; e pelo canonista, Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville (SC), que fez a abordagem jurídica. 

O material foi o resultado do encontro com membros da Pastoral Familiar paranaense e padres coordenadores da Ação Evangelizadora ocorrido em março de 2016, em Curitiba. Na ocasião, o grupo constatou-se a necessidade de traduzir, em formato digital, o conteúdo central da Amoris Laetitia

Desta forma, a coletânea dos vídeos é uma chave de leitura da Amoris Laetitia e foi preparada para ser compartilhada nas redes sociais e também para servir de apoio nos momentos de estudo em família, comunidades e paróquias. Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube da CNBB Sul 2 e podem ser assistidos em sequência ou individualmente. 

Neste ano em que o Papa Francisco convidou, especialmente as famílias, a retomar a leitura e o estudo dessa Exortação, esses vídeos também podem ser retomados, sendo um instrumento valioso para auxiliar a Pastoral Familiar e as lideranças da Igreja. Apesar do tempo da publicação e dos bispos que apresentam os vídeos já terem mudado de função, o conteúdo da série permanece atual e pode ajudar na dinamização deste “Ano da Família Amoris Laetitia”, proclamado pelo Papa Francisco.  (CNBB Sul 2).

Abaixo, o video de apresentação.