Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.

Na homilia da Missa celebrada na manhã de hoje (10h30) na Catedral, Dom Paulo Beloto ressaltou que para os cristãos católicos a fé não é apenas um sentimento ou ideia, é uma experiência de encontro que fazemos com uma pessoa que nos santifica e dá sentido à nossa vida: Jesus Cristo.

Este encontro pode acontecer de algumas maneiras: quando a pessoa lê as Sagradas Escrituras (principalmente os evangelhos), nos sacramentos, na oração pessoal e comunitária, na caridade (relacionamentos), na devoção a Maria. Essa fé recebemos da Igreja e celebramos nela, mas de modo privilegiado na Missa.

A Igreja então destacou duas ocasiões em que o mistério eucarístico é o centro: a 5ª feira Santa – a instituição da eucaristia e do sacerdócio; e o dia de hoje, Corpus Christi. Hoje é mais uma festa quase que de piedade popular, esclareceu ele.

Diante da necessidade do distanciamento social, a festa que tradicionalmente é celebrada em praça pública e marcada pela procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade sobre os tapetes produzidos pelos fiéis, neste ano foi realizada em local fechado, com pequeno número de participantes e transmitida pelas redes sociais.

Ver Álbum