Catequese sobre a oração - 30. Oração vocal

VATICANO

PAPA FRANCISCO - AUDIÊNCIA GERAL
Biblioteca do Palácio Apostólico, quarta-feira, 21 de abril de 2021
Multimídia ]

Catequese sobre a oração - 30. Oração vocal

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Oração é diálogo com Deus; e toda criatura, em certo sentido, "dialoga" com Deus. No ser humano, a oração torna-se palavra , invocação, canto, poesia ... O Verbo divino se fez carne, e na carne de cada homem a palavra volta a Deus em oração.

As palavras são nossas criaturas, mas também são nossas mães e, até certo ponto, elas nos moldam. As palavras de uma oração fazem-nos atravessar em segurança um vale escuro, conduzem-nos para os prados verdes e ricos em água, fazendo-nos festejar aos olhos de um inimigo, como o salmo nos ensina a recitar (cf. Sl 23). As palavras nascem dos sentimentos, mas também existe o caminho inverso: aquele pelo qual as palavras moldam os sentimentos. A Bíblia educa o homem para garantir que tudo venha à luz da palavra, que nada humano seja excluído, censurado. Acima de tudo, a dor é perigosa se ficar encoberta, fechada em nós ... Uma dor fechada em nós, que não pode se expressar nem desabafar, pode envenenar a alma; é mortal.

É por isso que a Sagrada Escritura nos ensina a rezar mesmo com palavras às vezes ousadas. Os escritores sagrados não querem nos enganar sobre o homem: eles sabem que em seu coração também há sentimentos pouco edificantes, até ódio. Nenhum de nós nasceu santo e, quando esses sentimentos ruins batem à porta do nosso coração, devemos ser capazes de neutralizá-los com a oração e com as palavras de Deus. Nos salmos também encontramos expressões muito duras contra os inimigos - expressões que os mestres espirituais ensinam nós. para relatar ao diabo e nossos pecados -; no entanto, são palavras que pertencem à realidade humana e que acabaram no leito do rio das Sagradas Escrituras. Eles estão lá para nos testemunhar que, se não existissem palavras diante da violência, para tornar inofensivos os sentimentos ruins, para canalizá-los para que não prejudiquem,

A primeira prece humana é sempre uma recitação vocal. Os lábios sempre se movem primeiro. Embora todos saibamos que orar não significa repetir palavras, a oração vocal é a mais segura e sempre é possível praticá-la. Os sentimentos, por mais nobres que sejam, são sempre incertos: vêm e vão, abandonam-nos e voltam. Além disso, até as graças da oração são imprevisíveis: em alguns momentos os consolos abundam, mas nos dias mais sombrios parecem evaporar-se completamente. A oração do coração é misteriosa e às vezes oculta. A oração dos lábios, aquela que é sussurrada ou recitada em coro, está sempre disponível, e necessária como o trabalho manual. O Catecismo afirma: «A oração vocal é um componente indispensável da vida cristã. Aos discípulos, atraído pela oração silenciosa do Mestre, ele ensina uma oração vocal: o Pai-Nosso ”( n. 2701 ). “Ensina-nos a rezar”, os discípulos pedem a Jesus, e Jesus ensina uma oração vocal: o Pai Nosso. E nessa oração está tudo.

Devemos todos ter a humildade de certos anciãos que, na igreja, talvez porque não estão mais bem ouvindo, recitam em voz baixa as orações que aprenderam na infância, enchendo o corredor de sussurros. Essa oração não perturba o silêncio, mas testemunha a fidelidade ao dever da oração, praticada por toda a vida, sem nunca falhar. Estas orações de humilde oração são muitas vezes as grandes intercessoras das paróquias: são os carvalhos que, ano a ano, alargam os seus ramos, para oferecer sombra ao maior número de pessoas. Só Deus sabe quando e quanto seu coração se uniu àquelas orações recitadas: certamente também essas pessoas tiveram que enfrentar noites e momentos de vazio. Mas sempre se pode permanecer fiel à oração vocal. É como uma âncora: agarre-se à corda para ficar lá, fiel,

Todos temos que aprender com a constância daquele peregrino russo, de quem fala uma famosa obra de espiritualidade, que aprendeu a arte da oração repetindo sempre a mesma invocação: "Jesus, Cristo, Filho de Deus, Senhor, temos misericórdia de nós, pecadores! " (cf CCC , 26162667 ) Ele apenas repetiu isso. Se as graças virão em sua vida, se a oração um dia se aquecer o suficiente para perceber a presença do Reino aqui entre nós, se seu olhar se transformará para ser como o de uma criança, é porque ele insistiu no recitação de uma simples ejaculação cristã. Eventualmente, torna-se parte de sua respiração. A história do peregrino russo é linda: é um livro ao alcance de todos. Recomendo que você o leia: ele o ajudará a entender o que é a oração vocal.

Portanto, não devemos desprezar a oração vocal. Alguém diz: “Eh, é para crianças, para gente ignorante; Procuro a oração mental, a meditação, o vazio interior para a vinda de Deus ”. Por favor, não caia no orgulho de desprezar a oração vocal. É a oração dos simples, aquela que Jesus nos ensinou: Pai nosso, que estás nos céus ... As palavras que pronunciamos nos pegam pela mão; em alguns momentos restauram o sabor, despertam até o mais sonolento dos corações; despertam sentimentos dos quais perdemos a memória e nos conduzem pela mão à experiência de Deus e, sobretudo, são os únicos, de forma segura, que dirigem a Deus as perguntas que Ele quer ouvir. Jesus não nos deixou no nevoeiro. Ele nos disse: “Você, quando orar, diga isso!”.Mt 6,9).

Fonte: vatican.va