Catequese sobre a oração: 31. Meditação

VATICANO

PAPA FRANCISCO - AUDIÊNCIA GERAL
Biblioteca do Palácio Apostólico,, quarta-feira, 28 de abril de 2021
Multimídia ]

Catequese sobre a oração: 31. Meditação

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje estamos falando sobre aquela forma de oração que é a meditação . Para o cristão, "meditar" é procurar uma síntese: significa colocar-se diante da grande página do Apocalipse para tentar torná-la nossa, tomá-la por completo. E o cristão, depois de ter aceitado a Palavra de Deus, não a mantém fechada em si mesmo, porque essa Palavra deve ir ao encontro de "outro livro", que o Catecismo chama de "o da vida" ( cfr . Catecismo da Igreja Católica , 2706) . É isso que tentamos fazer sempre que meditamos na Palavra.

A prática da meditação tem recebido muita atenção nos últimos anos. Não são apenas os cristãos que falam disso: existe uma prática de meditação em quase todas as religiões do mundo. Mas é uma atividade muito difundida mesmo entre as pessoas que não têm uma visão religiosa da vida. Todos nós precisamos meditar, refletir, nos redescobrir, é uma dinâmica humana. Especialmente no voraz mundo ocidental, a meditação é procurada porque representa uma alta barreira contra o estresse diário e o vazio que se espalha por toda parte. Eis, então, a imagem de jovens e adultos sentados em meditação, em silêncio, com os olhos semicerrados ... Mas podemos nos perguntar: o que essas pessoas estão fazendo? Eles meditam. É um fenômeno a ser visto com bons olhos: na verdade, não fomos feitos para funcionar continuamente, possuímos uma vida interior que nem sempre pode ser pisoteada. A meditação é, portanto, uma necessidade para todos. Meditar, por assim dizer, seria como fazer uma pausa e respirar fundo.

No entanto, percebemos que essa palavra, uma vez aceita no contexto cristão, assume uma especificidade que não deve ser cancelada. Meditar é uma dimensão humana necessária, mas meditar no contexto cristão vai mais longe: é uma dimensão que não deve ser cancelada. A grande porta por onde passa a oração de um batizado - lembramos mais uma vez - é Jesus Cristo. Para o cristão, a meditação entra pela porta de Jesus Cristo. A prática da meditação também segue esse caminho. E o cristão, quando ora, não aspira à total transparência de si mesmo, não busca o âmago mais profundo de seu ego. Isso é legal, mas o cristão está procurando outra coisa. A oração cristã é antes de tudo um encontro com o Outro, com o Outro mas com A maiúsculo: o encontro transcendente com Deus.

O termo "meditação" teve significados diferentes ao longo da história. Mesmo dentro do Cristianismo, refere-se a diferentes experiências espirituais. No entanto, algumas linhas comuns podem ser traçadas, e o Catecismo ainda nos ajuda nisso , que diz assim: “Existem tantos métodos de meditação quantos são os mestres espirituais. [...] Mas um método é apenas um guia; o importante é avançar, com o Espírito Santo, na única via de oração: Cristo Jesus ”( n. 2707) E aqui é indicado um companheiro de viagem, aquele que nos guia: o Espírito Santo. A meditação cristã não é possível sem o Espírito Santo. É Ele quem nos conduz ao encontro com Jesus, que nos disse: “Eu vos enviarei o Espírito Santo. Ele vai te ensinar e te explicar. Ele vai te ensinar e te explicar ”. E também na meditação, o Espírito Santo é o guia para avançar no encontro com Jesus Cristo.

Portanto, existem muitos métodos de meditação cristã: alguns muito sóbrios, outros mais articulados; alguns acentuam a dimensão intelectual da pessoa, outros antes a afetiva e emocional. Eles são métodos. Todos são importantes e todos merecem ser praticados, pois podem ajudar a vivência da fé a se tornar um ato total da pessoa: não reza apenas a mente, reza o homem todo, a totalidade da pessoa, assim como ele não reza apenas o sentimento. Os antigos costumavam dizer que o órgão da oração é o coração, por isso explicaram que é o homem todo, a partir do seu centro, do coração, que se relaciona com Deus, e não apenas algumas de suas faculdades. Portanto, deve-se sempre lembrar que o método é um caminho, não uma meta: qualquer método de oração, se quiser ser cristão, faz parte disso.sequela Christi que é a essência da nossa fé. Os métodos de meditação são caminhos para chegar ao encontro com Jesus, mas se você parar na estrada e apenas olhar para a estrada, nunca encontrará Jesus. Você fará da estrada um deus, mas a estrada é um meio para O Catecismo especifica: «A meditação põe em ação o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Esta mobilização é necessária para aprofundar as convicções de fé, despertar a conversão do coração e fortalecer a vontade de seguir Cristo. A oração cristã se detém preferencialmente para meditar "os mistérios de Cristo" "( n. 2708 ).

Aqui, então, está a graça da oração cristã: Cristo não está longe, mas sempre se relaciona conosco. Não há aspecto de sua pessoa divino-humana que não possa se tornar um lugar de salvação e felicidade para nós. Cada momento da vida terrena de Jesus, pela graça da oração, pode se tornar nosso guia contemporâneo, graças ao Espírito Santo. Mas você sabe que não pode orar sem a orientação do Espírito Santo. É Ele quem nos guia! E graças ao Espírito Santo, nós também estamos presentes no rio Jordão quando Jesus se submerge nele para ser batizado. Nós também jantamos nas bodas de Caná, quando Jesus dá o melhor vinho para a felicidade dos cônjuges, isto é, é o Espírito Santo que nos conecta com esses mistérios da vida de Cristo para que, na contemplação de Jesus, experimentemos a oração para nos unirmos mais a Ele. Nós também testemunhamos maravilhados com as mil curas realizadas pelo Mestre. Pegamos o Evangelho, meditamos nesses mistérios do Evangelho e o Espírito nos guia para estarmos ali. E na oração - quando rezamos - somos todos como o leproso purificado, o cego Bartimeu que recupera a vista, Lázaro que sai do túmulo ... Nós também somos curados na oração como o cego Bartimeu foi curado, aquele outro, o leproso ... Nós também ressuscitamos, como Lázaro ressuscitou, porque a oração de meditação guiada pelo Espírito Santo nos leva a reviver esses mistérios da vida de Cristo e a nos encontrar com Cristo e a dizer: com o cego: “Senhor, tem piedade de mim! Tem misericórdia de mim "-" E o que você quer? " - “Veja, entre nesse diálogo”. E a meditação cristã, guiada pelo Espírito, nos traz este diálogo com Jesus: não há página do Evangelho em que não haja lugar para nós. Meditar, para nós, cristãos, é uma forma de encontrar Jesus e, assim, só assim, de nos redescobrir. E isso não é um afastamento de nós mesmos, não: ir a Jesus e a Jesus para nos encontrarmos, curados, ressuscitados, fortes pela graça de Jesus, e para encontrarmos Jesus, o Salvador de todos, até mesmo de mim. E isso graças à orientação do Espírito Santo. para nós, cristãos, é uma forma de nos encontrarmos com Jesus e, assim, só assim, de nos reencontrarmos. E isso não é um afastamento de nós mesmos, não: ir a Jesus e a Jesus para nos encontrarmos, curados, ressuscitados, fortes pela graça de Jesus, e para encontrarmos Jesus, o Salvador de todos, até mesmo de mim. E isso graças à orientação do Espírito Santo. para nós, cristãos, é uma forma de nos encontrarmos com Jesus e, assim, só assim, de nos reencontrarmos. E isso não é um afastamento de nós mesmos, não: ir a Jesus e a Jesus para nos encontrarmos, curados, ressuscitados, fortes pela graça de Jesus, e para encontrarmos Jesus, o Salvador de todos, até mesmo de mim. E isso graças à orientação do Espírito Santo.

Fonte: vatican.va