Catequese sobre a oração: 32. Oração contemplativa

LOGO-VATICAN

PAPA FRANCISCO AUDIÊNCIA GERAL
Quarta-feira, 5 de maio de 2021
Multimídia ]

Catequese sobre a oração: 32. Oração contemplativa

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Continuamos a catequese sobre a oração e nesta catequese gostaria de me alongar na oração da contemplação .

A dimensão contemplativa do ser humano - que ainda não é oração contemplativa - é um pouco como o "sal" da vida: dá sabor, dá sabor aos nossos dias. Você pode contemplar olhando para o sol que nasce pela manhã ou para as árvores que ficam verdes na primavera; pode-se contemplar a escuta da música ou do canto dos pássaros, a leitura de um livro, diante de uma obra de arte ou daquela obra-prima que é o rosto humano ... Carlo Maria Martini, enviado como Bispo a Milão, intitula sua primeira carta pastoral “A dimensão contemplativa da vida ”: aliás, quem vive numa cidade grande, onde tudo - podemos dizer - é artificial, onde tudo é funcional, corre o risco de perder a capacidade de contemplar. Contemplar não é antes de tudo um modo de fazer, mas é um modo de ser: ser contemplativo.

Ser contemplativo não depende dos olhos, mas do coração. E aqui entra a oração, como ato de fé e de amor, como "fôlego" da nossa relação com Deus: a oração purifica o coração e, com ela, ilumina também o olhar, permitindo-nos apreender a realidade de outro ponto de vista. visualizar. O Catecismo descreve esta transformação do coração pela oração citando um famoso testemunho do Santo Cura d'Ars: "A contemplação é um olhar de fé fixo em Jesus." Eu olho para ele e ele olha para mim ", disse o camponês ao seu santo. pároco de Ars em oração diante do Tabernáculo. [...] A luz do olhar de Jesus ilumina os olhos do nosso coração; nos ensina a ver tudo à luz de sua verdade e sua compaixão por todos os homens "( Catecismo da Igreja Católica , 2715). Tudo vem daí: de um coração que se sente olhado com amor. Então a realidade é contemplada com outros olhos.

“Eu olho para Ele e Ele olha para mim!”. É assim: na contemplação amorosa, típica da oração mais íntima, muitas palavras não são necessárias: basta um olhar, basta estarmos convictos de que a nossa vida está rodeada de um grande e fiel amor do qual nada pode separar. nós.

Jesus era o mestre deste olhar. Em sua vida nunca faltaram tempos, espaços, silêncios, a comunhão de amor que permite que a existência não seja arrasada pelas provações inevitáveis, mas que mantenha a beleza intacta. Seu segredo era seu relacionamento com o Pai Celestial.

Vamos pensar no evento da Transfiguração. Os Evangelhos situam esse episódio no momento crítico da missão de Jesus, quando a contestação e a rejeição crescem ao seu redor. Mesmo entre seus discípulos, muitos não entendem isso e vão embora; um dos Doze pensamentos de traição. Jesus começa a falar abertamente sobre os sofrimentos e a morte que o aguardam em Jerusalém. É neste contexto que Jesus sobe a uma alta montanha com Pedro, Tiago e João. O Evangelho de Marcos diz: «Ele se transfigurou diante deles e suas vestes tornaram-se resplandecentes, muito brancas: nenhum lavador na terra poderia torná-las tão brancas» (9,2-3). Exatamente no momento em que Jesus é mal compreendido - eles foram embora, eles o deixaram apenas porque não o compreenderam - neste momento que ele é mal compreendido justamente quando tudo parece confundir-se em um turbilhão de mal-entendidos, é aí que uma luz divina brilha. É a luz do amor do Pai, que enche o coração do Filho e transfigura toda a sua Pessoa.

Alguns mestres da espiritualidade do passado entenderam a contemplação como oposta à ação e exaltaram aquelas vocações que fogem do mundo e seus problemas para se dedicarem inteiramente à oração. Na realidade, em Jesus Cristo em sua pessoa e no Evangelho não há contraste entre contemplação e ação, não. No Evangelho em Jesus não há contradição. Pode ter vindo da influência de algum filósofo neoplatônico, mas certamente é um dualismo que não pertence à mensagem cristã.

Existe apenas um grande apelo no Evangelho: seguir Jesus no caminho do amor. Este é o ápice, é o centro de tudo. Nesse sentido, caridade e contemplação são sinônimos, dizem a mesma coisa. São João da Cruz argumentou que um pequeno ato de puro amor é mais útil para a Igreja do que todas as outras obras juntas. O que vem da oração e não da presunção de nosso ego, o que é purificado pela humildade, mesmo que seja um ato de amor isolado e silencioso, é o maior milagre que um cristão pode realizar. E este é o caminho da oração contemplativa: eu olho para ele, ele olha para mim! Este ato de amor em diálogo silencioso com Jesus faz muito bem para a Igreja.

Fonte: vatican.va