Catequese sobre a oração - 33. O combate da oração

VATICANO

PAPA FRANCISCO - AUDIÊNCIA GERAL
Pátio de San Damaso, quarta-feira, 12 de maio de 2021
Multimídia ]

Catequese sobre a oração - 33. O combate da oração

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Fico feliz em filmar esse encontro cara a cara, porque uma coisa lhes digo: não é legal falar na frente do nada, para uma câmera. Não é lindo. E agora, depois de tantos meses, graças à coragem de Monsenhor Sapienza - que disse: “Não, faremos lá” - estamos aqui reunidos. E bom monsenhor Sapienza! E encontre as pessoas, e encontre você, cada um com sua própria história, pessoas que vêm de todos os lugares, da Itália, dos Estados Unidos, da Colômbia, então aquele pequeno time de futebol de quatro irmãos suíços - eu acho - que estão lá… Quatro. A irmãzinha está faltando, esperamos que ela chegue ... E ver cada uma de vocês me deixa feliz, porque somos todos irmãos no Senhor e olharmos uns para os outros nos ajuda a orar uns pelos outros. Mesmo pessoas que estão longe, mas sempre se aproximam. A inevitável irmã Geneviève que vem do Lunapark, gente que trabalha: são muitos e estão todos aqui. Obrigado pela sua presença e pela sua visita. Leve a mensagem do Papa a todos. A mensagem do Papa é que eu rezo por todos e peço que rezem por mim unidos na oração.

E por falar em oração, a oração cristã, como toda a vida cristã, não é um “passeio”. Nenhuma das grandes orações que encontramos na Bíblia e na história da Igreja teve uma oração "confortável". Sim, você pode orar como papagaios - blá, blá, blá, blá, blá - mas isso não é oração. A oração dá certamente uma grande paz, mas através de uma batalha interior, às vezes dura, que pode acompanhar até longos períodos de vida. Orar não é uma coisa fácil e é por isso que fugimos da oração. Sempre que queremos fazê-lo, logo vêm à mente muitas outras atividades, que naquele momento parecem mais importantes e mais urgentes. Isso também acontece comigo: eu vou rezar um pouco ... E não, eu tenho que fazer isso e o outro ... A gente foge da oração, não sei porque, mas é assim mesmo. Quase sempre, depois de adiar a oração, percebemos que essas coisas não eram essenciais e que podemos ter perdido tempo. O Inimigo, portanto, nos engana.

Todos os homens e mulheres de Deus relatam não só a alegria da oração, mas também o aborrecimento e o cansaço que ela pode causar: às vezes é uma luta difícil manter a fé nos tempos e nas formas de oração. Algum santo o carregou por anos sem prová-lo, sem perceber sua utilidade. Silêncio, oração, concentração são exercícios difíceis e às vezes a natureza humana se rebela. Preferiríamos estar em qualquer outro lugar do mundo, mas não lá, naquele banco da igreja para orar. Quem quer orar deve lembrar-se de que a fé não é fácil e às vezes avança em trevas quase totais, sem referências. Há momentos na vida de fé que são sombrios e por isso alguns santos os chama: "Noite escura", porque nada se ouve. Mas eu continuo orando.

Catecismo lista uma longa série de inimigos da oração, aqueles que dificultam a oração, que dificultam. (cf. nº 2726-2728 ). Alguém duvida que possa realmente atingir o Todo-Poderoso: mas por que Deus se cala? Se Deus é Todo-Poderoso, Ele poderia dizer duas palavras e terminar a história. Diante da indefinição do divino, outros suspeitam que a oração é uma mera operação psicológica; algo que talvez seja útil, mas não verdadeiro ou necessário: e alguém poderia até ser um praticante sem ser um crente. E assim por diante, muitas explicações.

No entanto, os piores inimigos da oração estão dentro de nós. O Catecismo os chama assim: "Desânimo diante da nossa aridez, tristeza por não dar tudo ao Senhor, porque temos" muitos bens ", decepção por não sermos concedidos segundo a nossa vontade, ferida do nosso orgulho obstinado na nossa indignidade de pecadores, alergia à gratuidade da oração ”( n. 2728 ). Esta é claramente uma lista resumida, que pode ser ampliada.

O que fazer na hora da tentação, quando tudo parece vacilar? Se explorarmos a história da espiritualidade, perceberemos imediatamente como os mestres da alma tiveram uma ideia clara da situação que descrevemos. Para superá-lo, cada um deles ofereceu alguma contribuição: uma palavra de sabedoria ou uma sugestão para enfrentar os tempos de dificuldades. Não se trata de teorias elaboradas à mesa, não, mas de conselhos nascidos da experiência, que mostram a importância de resistir e perseverar na oração.

Seria interessante revisar pelo menos algumas dessas dicas, pois cada uma delas merece ser explorada. Por exemplo, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são um livrinho de grande sabedoria, que ensina como colocar a vida em ordem. Deixa claro que a vocação cristã é a militância, é uma decisão de permanecer sob a bandeira de Jesus Cristo e não sob a do diabo, procurando fazer o bem mesmo quando isso se torna difícil.

Em tempos de provação, é bom lembrar que não estamos sós, que alguém está ao nosso lado e nos protegendo. Mesmo Santo Antônio Abade, o fundador do monaquismo cristão, no Egito, enfrentou momentos terríveis, nos quais a oração se tornou uma dura luta. Seu biógrafo Santo Atanásio, bispo de Alexandria, conta que um dos piores episódios aconteceu com o santo eremita por volta dos trinta e cinco anos, uma meia-idade que para muitos envolve uma crise. Antonio ficou incomodado com aquele teste, mas resistiu. Quando o céu finalmente voltou, ele voltou-se para o seu Senhor com um tom quase de reprovação: «Onde você estava? Por que não veio imediatamente para acabar com os meus sofrimentos? ». E Jesus respondeu: «António, eu estava lá. Mas eu estava esperando para ver você lutar »( Vita di Antonio, 10). Lutando em oração. E muitas vezes a oração é uma luta. Lembro-me de algo que experimentei de perto quando estava em outra diocese. Havia um casal que tinha uma filha de nove anos com uma doença que os médicos não sabiam o que era. E por fim, no hospital, o médico disse à mãe: "Senhora, ligue para o seu marido." E o marido estava trabalhando; eles eram trabalhadores, trabalhavam todos os dias. E disse ao pai: “A criança não passa a noite. É uma infecção, não podemos fazer nada ”. Aquele homem talvez não fosse à missa todos os domingos, mas tinha muita fé. Ele saiu chorando, deixou sua esposa ali com a criança no hospital, pegou o trem e fez os setenta quilômetros até a Basílica de Nossa Senhora de Luján, a Padroeira da Argentina. E aí - a basílica já estava fechada, eram quase dez da manhã, à noite - ele se agarrou às grades da Basílica e durante toda a noite rezando a Nossa Senhora, lutando pela saúde de sua filha. Isso não é uma fantasia; Eu vi! Eu vivi sozinho. Lutando com aquele homem ali. Finalmente, às seis da manhã, a igreja abriu e ele entrou para saudar Nossa Senhora: toda a noite para “lutar”, e depois voltou para casa. Quando ele chegou, procurou sua esposa, mas não conseguiu encontrá-la e pensou: “Ela se foi. Não, Nossa Senhora não pode fazer isso comigo ”. Então ele a encontrou, sorrindo enquanto ela dizia: “Mas eu não sei o que aconteceu; os médicos falam que ela mudou assim e que agora ela está curada ”. Aquele homem lutando com a oração teve a graça de Nossa Senhora. Nossa Senhora o ouviu. E eu vi isso: a oração faz milagres, porque a oração vai direto ao centro da ternura de Deus que nos ama como um pai. E quando ele não nos der a graça, haverá outra que veremos mais tarde. Mas é sempre necessário lutar em oração para pedir graça. Sim, às vezes pedimos uma graça de que precisamos, mas pedimos assim, sem querer, sem lutar, mas as coisas sérias não se pedem assim. A oração é uma luta e o Senhor está sempre conosco.

Se em um momento de cegueira deixarmos de ver sua presença, teremos sucesso no futuro. Também nos acontecerá repetir a mesma frase que o patriarca Jacó disse uma vez: “Certamente, o Senhor está neste lugar e eu não sabia” ( Gn 28,16). No final da nossa vida, olhando para trás, também podemos dizer: “Pensei que estava só, mas não, não estava: Jesus estava comigo”. Todos nós podemos dizer isso.

Fonte: vatican.va