Coordenação Diocesana de Pastoral reune-se com as lideranças pastorais

Na manhã do último sábado (08/05) através da plataforma Zoom, a Coordenação Diocesana de Pastoral promoveu a segunda reunião de 2021 com as coordenações de pastorais e realidades diocesanas.

Após a oração inicial, Pe Aparecido Meirelles abriu a palavra a cada representante para que partilhasse como têm desenvolvido seu trabalho neste período. O que se pode concluir é que, de maneira geral, mesmo diante da necessidade de distanciamento social, as pastorais e realidades têm buscado encontrar soluções para pastorear o povo a elas confiado. Alguns trabalhos e contatos tem sido apenas virtuais, abrangendo formações, reuniões e “visitas”. Outros, de forma híbrida, online e presencial.

A Pastoral da Comunicação sublinhou a importância de que as ações realizadas pelas pastorais sejam compartilhadas com toda a diocese através do Portal e redes sociais diocesanas, para que toda a Igreja Particular de Franca tome conhecimento, participe e se envolva nas propostas de evangelização.

Pe Ovídio, assessor da Pastoral do Menor compartilhou um grande número de ações que esta pastoral está empreendendo (e outras dando continuidade), como o recém lançado Projeto Pipa, com sede na Av. Eliza Verzola Gosuen (Jardim Ângela Rosa), que envolverá 80 adolescentes aprendizes, e que nesta fase busca o recrutamento de voluntários.

Em nossas próximas publicações, através das contribuições solicitadas pela PASCOM a estas pastorais, você vai poder conhecer com maiores detalhes  o que cada uma delas realiza, seus desafios e suas necessidades.

Novas datas relacionadas às celebrações do Jubileu Diocesano.

Após a socialização dos trabalhos, Pe Aparecido apresentou o comunicado do SEDAL sobre o cancelamento do Congresso Eucarístico Diocesano que seria realizado em junho próximo, e foi transferido para 2022. Também a Missa Solene pela celebração do Jubileu foi transferida para 08 de dezembro. A justificativa se encontra na impossibilidade de reunir grande número de pessoas. Todas as instruções necessárias serão apresentadas a tempo.

Assembleia Eclesial: Convocação para o Processo de Escuta

A CNBB enviou comunicado referente a uma live nesta terça-feira, dia 11 de maio, às 19h30, com o intuito de capacitar as lideranças do Brasil para a fase de “escuta” da Assembleia Eclesial do CELAM. Pe Aparecido ressaltou a importância da participação das lideranças pastorais. Para maiores detalhes clique aqui.

Finalizando a reunião Pe Aparecido participou a sua alegria, como coordenador e de Dom Paulo, por ver que “estamos fazendo o que é possível fazer como sinal junto ao povo – de uma igreja viva, igreja de Jesus Cristo em saída”, como pede o Santo Padre. Agradeceu a participação de todos na reunião e pediu a benção à Nossa Senhora Imaculada.

Em tempo, salientou a necessidade de conscientização para a participação também dos padres assessores das pastorais nesta reunião.