Jornada Mundial da Juventude - Lisboa 2023

Jovens, catequistas e sacerdotes do Caminho Neocatecumenal participam da JMJ 2023

Aconteceu em Lisboa, Portugal, de 01 a 06 de agosto de 2023 a Jornada Mundial da Juventude. Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), o evento religioso contou com a participação de mais de um milhão de jovens do mundo todo que durante todos esses dias foram agraciados com várias celebrações presididas pelo Papa Francisco, dentre elas, a Santa Missa de encerramento que ocorreu no último dia 06, domingo, no Campo da Graça, no Parque Tejo.

"Não tenham medo!"

Essa foi a exortação do Papa Francisco aos jovens na Missa celebrada no dia da Festa da Transfiguração, lembrando-lhes que Cristo sempre lê os corações de cada um, por isso os chama a ter coragem e não ter medo: “Queridos jovens, gostaria de olhar cada um de vocês nos olhos e dizer: não tenham medo. Não tenham medo. E mais, digo-lhes uma coisa muito bonita, já não sou eu, é o próprio Jesus que vos olha, neste momento. Ele está nos observando. Ele vos conhece, conhece o coração de cada um de vocês, conhece a vida de cada um de vocês, conhece as alegrias, conhece as tristezas, os sucessos e os fracassos, conhece o seu coração. Ele lê os vossos corações e hoje diz-vos, aqui em Lisboa, nesta Jornada Mundial da Juventude: não tenham medo, não tenham medo, coragem, não tenham medo".

Ao final da missa de encerramento, também chamada de “Missa de Envio”, o Santo Padre anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude acontecerá em 2027 na cidade de Seul, na Coréia do Sul, e ainda haverá o Jubileu da Jornada Mundial da Juventude em 2025, em Roma.

Da Diocese de Franca, quatro grupos de jovens, catequistas do Caminho Neocatecumenal e sacerdotes foram para Lisboa, para participarem da JMJ 2023, atendendo ao chamado do Papa, representante de São Pedro. O primeiro grupo é composto por jovens das Paróquias de Franca (Catedral Sé Imaculada da Conceição, Santa Rita de Cássia, Menino Jesus de Praga, São Benedito, São Pedro, São Crispim e Santana), Cristais Paulista (N. Sra. Abadia) e Patrocínio Paulista (N. Sra. do Patrocínio), e ainda um jovem de Ibiraci (Diocese de Guaxupé). O segundo grupo, por Orlândia e São Joaquim da Barra. O terceiro e quarto, por Guará, Sales de Oliveira, Ituverava, Aramina e Nuporanga.

Pelas fotos quando da partida e durante a JMJ, pode-se ver a alegria presente nos jovens. Segundo afirma o Papa, “a Igreja tem a força dos jovens".