Formação sobre tutela de menores e pessoas vulneráveis.

Pe. Dr. Frei Edielson Oliveira da Cunha ministra palestra para padres diáconos e seminaristas diocesanos.

No último dia 14 de setembro, nas dependências do Centro Pastoral da Diocese de Franca, Pe. Dr. Frei Edielson Oliveira da Cunha ministrou durante a manhã, uma formação acerca da tutela de menores e pessoas vulneráveis.
Neste sentido, com base no Motu Proprio “Vos estis lux mundi” e o documento da CNBB, “O Cuidado Pastoral das Vítimas de Abuso Sexual”, o Frei salientou a importância desta formação, uma vez que é preciso tomar ciência do Diretório que auxiliará nossas paróquias e comunidades, assegurar um ambiente seguro e saudável para todos.

De fato, durante a exposição do tema, o Pe. Dr. Frei Edielson ressaltou a rigidez das leis canônicas e civis, sobretudo para que não haja impunidade acerca disso. Neste sentido, quaisquer infratores, clérigos ou leigos, estão sujeitos às penalidades civis e canônicas, caso incorram em crime.

Diante disso, salientou-se a importância do cuidado com relação aos menores e aos adultos vulneráveis, sobretudo no sentido de prudência, a fim de que não haja qualquer mal entendido com relação às condutas e aos comportamentos. Por isso, medidas práticas devem ser adotadas para que todos tenham segurança .

No que tange o processo de denúncia, caso exista alguma acusação, reiterou-se que há uma Comissão Diocesana para esta finalidade, e, por esta razão, há processos e protocolos a serem seguidos, a fim de que haja a possibilidade de uma investigação minuciosa, sem, com isso, expor as pessoas vulneráveis. Ademais, vale salientar que a comissão é formada por clérigos, leigos e profissionais, que, por sinal, estão à serviço do bem estar e da segurança dos menores e vulneráveis.

Além da formação ministrada aos padres, diáconos e seminaristas, no dia 12 de setembro na Paróquia São Joaquim e no dia 13 de setembro na Paróquia São Benedito, também os leigos, lideranças e coordenadores de pastorais receberão a formação, uma vez que trabalham diretamente ou indiretamente com crianças, jovens e adultos.

Reitera-se que todo este cuidado com os vulneráveis parte do esforço do Santo Padre em combater tais atrocidades, possibilitando, inclusive, todo auxílio psicológico, pastoral e financeiro às vítimas. Neste sentido, atendendo ao apelo do Papa, as Dioceses tem se empenhado na criação de comissões que colaboram diretamente com o atendimento às vítimas, bem como com a punição daqueles que violam a dignidade de crianças e adultos vulneráveis.

Por fim, é importante ressaltar que a Diocese de Franca conta em seu portal com a ouvidoria online, à qual tem a possibilidade de denúncias anônimas.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
DIOCESE DE FRANCA.